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segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

O Jesus Histórico - Parte 4/4

O Jesus Histórico

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Documentos sobre o Jesus histórico

Existem cinco documentos falando da pessoa de Jesus direta ou indiretamente, como é o caso de Públio Cornélio TácitoFlávio JosefoPlínio, o Jovem e outros.
Uma boa referência do Jesus histórico foi escrita por Tácito no Analles, conforme ele cita abaixo:

Ver também

Referências

  1.  D. G. Dunn. Jesus Remembered. Vol. 1 of Christianity in the Making. Eerdmans Publishing, 2003 (p. 125-127);
  2.  Bart D. EhrmanThe New Testament: A Historical Introduction to the Early Christian Writings. New York: Oxford University Press, 2003;
  3. ↑ 
    Ir para:
    a b A BUSCA PELAS PALAVRAS E ATOS DE JESUS: O JESUS SEMINAR Arquivado em 22 de dezembro de 2015, no Wayback Machine., acesso em 27 de abril de 2013
  4. ↑ 
    Ir para:
    a b c Sanders, EP. The historical figure of Jesus. Penguin, 1993;
  5.  John Dickson. Jesus: A Short Life. Lion Hudson, 2009 (p. 138-9);
  6.  Jesus Christ. In: Encyclopædia Britannica Online, 2011;
  7.  Robert Funk, Roy Hoover e Jesus SeminarThe five gospels. Harper: SanFrancisco, 1993 (Introduction, p. 1-30);
  8.  Theissen, Gerd e Annette Merz. The historical Jesus: a comprehensive guide. Fortress Press, 1998;
  9.  John Dominic CrossanThe essential Jesus. Edison: Castle Books, 1998;
  10.  E.P. Sanders. The Historical Figure of Jesus. p.280;
  11.  Trata-se do Jesus da teologia dogmática, ou seja, o Jesus das afirmações dogmáticas da Igreja, sobretudo aquelas definidas nos quatro primeiros Concílios (de Niceia em 325de Constantinopla em 381de Eféso em 431 e da Calcedônia em 451) que definiram os elementos fundamentais da cristologia, trata-se de um Jesus que seria diferente do Jesus Histórico, e que é a base da unidade da fé das Igrejas que a ele se referem. É o Jesus considerado o Filho de Deus, o Senhor da História, o Salvador, o Messias, sob essa perspectiva, o Jesus real, como ele era, o contexto em que vivia, o que realmente disse e fez, tem menor importância, pois prepondera o Jesus imaginado, representado, sonhado, na maioria das vezes relacionado com os próprios desejos e necessidades, trata-se de um verdadeiro símbolo, que tem o poder de orientar a vida e se tornar a referência ética fundamental de grupos e pessoas (A BUSCA PELAS PALAVRAS E ATOS DE JESUS: O JESUS SEMINAR Arquivado em 22 de dezembro de 2015, no Wayback Machine., acesso em 27 de abril de 2013).
  12.  Gary R. Habermas. The historical Jesus. College Press, 1996 (p. 219);
  13.  Howard Marshall. I Believe in the Historical Jesus. Regent College Publishing, 2004 (p. 214);
  14.  "Quest of the Historical Jesus". Oxford Dictionary of the Christian Church, p. 775;
  15.  Craig Blomberg. Jesus e os Evangelhos. São Paulo: Vida Nova, 2009;
  16.  DA Carson, Douglas Moo, Leon Morris. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1997;
  17.  F F Bruce. Merece Confiança o Novo Testamento? São Paulo: Vida Nova, 2010. Os escritos de Lucas (p. 105-120);
  18.  The Quest of the Historical Jesus. ISBN 0-8018-5934-4
  19. ↑ 
    Ir para:
    a b John P. Meier. Um Judeu Marginal: repensando o Jesus Histórico. Rio de Janeiro: Imago, 1992;
  20.  Paula Fredriksen. From Jesus to Christ: the origins of the New Testament images of Christ. Yale University Press, 2000 (p. 14);
  21.  Marvin Meyer; Rodolphe Kasser; Gregor Wurst. The Gospel of Judas. National Geographic Books, p. 107;
  22.  Markus NA Bockmuehl. The Cambridge companion to Jesus. Cambridge University Press, p. 160;
  23.  Geza Vermes. Jesus the Jew: a historian's reading of 


Fonte de referência, estudos e pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_hist%C3%B3rico






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